sábado, 29 de novembro de 2008

Excelência da Caridade

Olá, pessoal!
Estamos na reta final de mais um ano, onde juntos construímos aprendizagens. Neste curso aprendemos a aprender, aprendemos a conviver, aprendemos a ser diferentes com a troca de experiências vivenciadas no grupo.
Quero deixar a todos vocês uma mensagem de amor, que poderão conhecer na íntegra em I Coríntios - 13,1-13.
Desejo a todos, um Ano de muita Paz, Saúde e Amor!!!
Paz e Bem!


domingo, 16 de novembro de 2008

Avaliação do Curso.

Em seu texto, " A Arte de produzir fome", Rubem Alves fala que todo professor deveria conhecer os segredos da cozinha. A fome começa pelo olhar, o bom cozinheiro faz com que os alimentos por ele preparados, sejam desejados e vocês, Lenita e Maurício, souberam produzir em minha pessoa, esta fome, o desejo de buscar mais conhecimentos sobre a Língua Portuguesa.

Este curso me propiciou momentos de reflexões importantes sobre a minha prática pedagógica, passei a interessar-me mais pelo estudo da linguística, perceber a beleza que há na literatura brasileira. Adquiri maior segurança quanto a forma de avaliar as produções literárias dos alunos, o meu olhar passou a ir além dos erros ortográficos. A construção textual produzida pelos alunos são mais valorizadas levando-se em conta, a diversidade cultural e social de cada um.

Os tutores, dupla perfeita para o manejo da leitura e da escrita, de forma talentosa e criativa nos apresentou a história da língua portuguesa em suas diversas variações, desde o Português Arcaico, tão bem retratato no filme "Desmundo", até a linguagem utilizada na comunicação virtual.

A opção por utilizar o blog, como uma forma de registar os encontros, possibilitou aos cursistas o conhcimento da tecnologia e inclusão digital, onde boa parte de nós professores nos limitávamos a utilizar o computador apenas para ler Emails.

Aos dois tutores, meus agradecimentos e tenham a certeza de que contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Que vocês continuem provocando fome de conhecimento por onde passarem.