segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Fragmentos de "O Melhor de Rubem Alves" - Homenagem aos professores.

"Há muito tempo que me faço essa pergunta,
se tenho esperança de que as coisas dêem certo. Encontro minha
alegria em realizar a semeadura. O ato de semear, em si,
É um ato de alegria. Isso basta."

"Estou SEMEANDO as sementes da minha mais alta esperança.
Não busco discípulos para comunicar-lhes saberes,
Busco discípulos, para neles
PLANTAR MINHAS ESPERANÇAS."

"PROFESSOR: trate de prestar atenção no seu OLHAR.
Ele é mais importante que seus planos de aula.
O olhar tem o poder para DESPERTAR e para INTIMIDAR a inteligência.[...]
É o poder do bruxo. O olhar de um professor tem o poder
de fazer a inteligência de uma criança FLORESCER ou MURCHAR."

"Que lindo e simples resumo da tarefa da educação! Plantar jardins, construir cidades-jardins, mudar o mundo, torná-lo belo e manso. Aprender construindo. Aprender fazendo.Para que as crianças possam brincar.Para que os adultos possam voltar a ser crianças. E espalhar sonhos, porque jardins, cidades e povos se fazem com sonhos."

Esta é uma pequena amostra, do livro publicado pelo professor, educador e Biólogo, Samuel Lago, O Melhor de Rubem Alves, editora Nossa Cultura.


Nenhum comentário: