quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Gêneros e Tipos Textuais - Maria Luzia Sales Coroa

Retorno do recesso escolar com a leitura compartilhada, "Coisas de Mineirim". Os tutores Maurício e Lenita, como de hábito, sempre cheios de disposição e motivados a dar início às atividades do 2º semestre. Encontro marcado pela apresentação da resenha eletronica, do encontro anterior, que foi regado com um saboroso lanche e torta para festejar os aniversariantes do mês.
Os tutores reiteraram os objetivos do curso, com vistas à reconstrução de concepções da alfabetização, fundamentadas em conceitos linguísticos. Nesta data foi realizado um estudo reflexivo sobre o Fascículo 02, que trata dos "Gêneros e Tipos Textuais". Para que os participantes compreendessem melhor o tema a ser tratado, o tutor Maurício fêz uma breve introdução esclarecendo sobre o tema.
Para iniciar o estudo sobre gênero e tipo textual , é importante que compreendamos um e outro:
Tipo Linguístico: É a organização interna do texto, a forma lexical utilizada. O texto poderá ter mais te um tipo linguístico, mas há a predominância de um tipo.
Gênero linguísticos: (Ralizações sociocomunicativas). São realizações linguísticas concretas. É a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado.
" Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura." ( Leonardo Boff)
Registro reflexivo sobre as dificuldades e sucessos vivenciados em nossa prática pedagógica, para o ensino da ortografia.
Em nossa prática, nos atendimentos psicopedagógicos, recebemos alunos com necessidades educacionais especiais, entre as quais se destaca a dificuldade para desenvolver a alfabetização. Após todos os procedimentos que antecede o contato com a criança, percebemos que a maior parte dos alunos encaminhados apresentam especificidades na forma de aprender e acabam esquecidos na turma, com histórico de repetência escolar ou até evadindo-se.
Um dos motivos que escolhi este curso, foi para compreender melhor o processo de alfabetização de nossos alunos, para com isto, prestar apoio e intervir de forma preventiva no processo ensino-aprendizagem da criança.
Após o início do curso, tivemos a oportunidade de desenvolver uma oficina sobre auto-estima com alunos do Ensino Médio. O objetivo desse trabalho foi desenvolver o interesse pelos estudos, além de conhcer melhor os alunos, uma vez que não tínhamos contato diário com eles. Uma das dinâmicas utilizadas tinha como tema, Análise da Percepção Temática, consistia em que cada aluno deveria desenvolver uma produção de texto, a partir da escolha de uma gravura.
Ao iniciar o trabalho com os alunos, percebemos que boa parte dos nossos alunos apresentam facilidade na expressão oral e grande dificuldade na escrita.
As produções de texto dos alunos nos proporcionou condições de identificar problemas relacionados à aprendizagem, como: Transtorno da leitura, da expressão escrita e outras dificuldades que não foram identificadas na educacão infantil.
O resultado desta oficina nos deu condições para orientar o aluno, os professores e a família, quanto ao encaminhamento correto para a superação da dificuldade.

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