O escritor João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, autor de livros, como Viva o Povo Brasileiro e Sargento Getúlio, ganhou o maior prêmio de literatura portuguêsa. O prêmio Camões, concedido pelo conjunto da obra a autores que tenham contribuído para enriquecer o patrimônio da língua portuguesa, criado em parceria com o governo brasileiro e português em 1988.
Antes dêle, também foram premiados: João Cabral de Melo Neto, Raquel de Queiroz, Jorge amado, Antônio Cândido, Autran Dourado, Rubem Fonseca e Lygia Telles. Em entrevista ao Correio Brasiliense, não demonstrou surpresa e diz. " Para ser cincero, eu não acho nada demais. Acho que ganhei porque mereço." ( Modestia ou a certeza de sua competência?) É sempre bom saber que um dos nossos escritores é reconhecido com tamanha importância.·
Uma de suas obras, O Sargento Getúlio.
"Um sargento do sertão brasileiro leva um preso de Paulo Afonso para Barra dos Coqueiros e durante o caminho faz reflexões sobre sua maneira de ver as coisas. O livro reproduz a linguagem utilizada no sertão brasileiro com uma fidelidade que colocou o autor no panteão dos melhores escritores brasileiros. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário