quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Análise do Texto Humorístico

O objetivo do encontro de hoje, é identificar as características dos textos apresentados ao grupo, tendo por base o textos humorísticos. Classicá-los quanto ao seu gênero e buscar estratégias de ensino-aprendizagem que sistematizem as habilidades linguísticas em nossa prática pedagógica. O grupo de professores partilhou ainda, suas experiências, socializando as atividades desenvolviadas em sala de aula.
" O texto humorístico não traz em si um sentido; ele é, sobretudo, a condição básica para que o leitor/ouvinte construa o significado". ( Sírio Possenti )
A análise do texto humorístico de Eliana Maria Borges (UENF) e Sônia Maria Pereira Freitas, tem como fonte de pesquisa, as reflexões de Possenti sobre o estudo das piadas.
"Se voce diz a alguém que estuda piadas, o primeiro efeito que produz ainda é o riso. É uma pena que seja assim, porque as piadas são, de fato, um tipo de amaterial altamente interessante, por várias razões ( Possenti:1995)"
As piadas normalmente veiculam com frequência uma visão sintetizada dos problemas, podem tornar-se facilmente compreendidas por pessoas não especializadas . Elas manifestam a cultuara e ideologias, funcionam como base de estereótipos, veiculam discursos proibidos, subterrâneos, não oficiais.
Os estudiosos de discursos geralmente usam as piadas como peças textuais, para envolver seus interlocutores em verdadeiros problemas de interpretação.
As piadas geralmente acionam mais de um mecanismo linguístico:
Esteriótipos: Tem o poder de tornar um defeito em algo engraçado, discursos proibidos são temas que normalmente não são falados e nas piadas são falados naturalmente.
Mecanismos linguísticos:
  • Ativamento de conhecimento prévio: Para a compreensão de determinada piada, é necessário que o interlocutor tenha um conhecimento prévio do texto.
  • Nível Fonológico ( identifica duas unidades distintas mínimas) O texto pode ser lido de duas formas. Ex:. Airton Senna é um às no volante, ou Airton Senna é um asno volante.
  • Nível Lexical: Provoca o humor mexendo com as palavras.
  • Nível Morfológico: ( formação das palavras)
  • Nível Sintático: (Construção de frases)
  • Semântica :( Significado das palavras na frase)
  • Deixeis: Formas linguísticas idênticas ) Utilização de um pronome pessoal que dá idéia de duplo sentido.
  • Temas: (Socialmente Controversos) sexo, política, racismo, instituições (casamento, igreja...) morte, desgraças, etc.













Nenhum comentário: