segunda-feira, 23 de junho de 2008

Interação e linguagem e Variação linguistica

O encontro de hoje, teve como objetivo a análise e o papel do livro didático na organização do trabalho pedagógico, bem como refletir sobre a contextualidade na prática pedagógica e desenvolver estudos sobre a complexa relação entre Linguagem e Sociedade, a partir do conceito de Variação Linguística.
Frase do dia: " Ao aprendiz com sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prática docente." Telma Weisz.
Neste encontro, foi apresentado um vídeo de Carlos Drumond de Andrade ,( Conselhos de um velho apaixonado.) Para estimular o envolvimento e talento dos participantes, a tutora Lenita, desenvolveu a dinâmica, "Poemas Enlatados", onde cada um teve oportunidade de refletir sobre a poesia, a comparação entre o amor e a paixão. Qual será o papel do texto lírico no contexto de sala de aula?
A dinâmica realizada inicialmente, nos remete a refletir sobre a nossa prática enquanto educadores, que muitas vezes nos restringimos ao livro didático, quando poderemos utilizar literaturas diversas, como a poesia, estimulando nossos alunos à produção escrita.
Os tutores orientaram o grupo de professores quanto a análise do livro didático, com base no facículo 1, pag. 9, sobre a relevância que se dá aos exercícios gramaticais à produção e interpretação de textos.
Os cursistas trouxesseram um livro didático indicado em sua escola, solicitado no encontro anterior para análise. A turma foi dividida em grupos para análise dos livros e apresentação aos demais, o que oportunizou o conhecimento das diversas realidades.
O meu grupo analizou o livro didático , Projeto Araribá Português para a 5º Série.
Conforme análise do grupo , o livro didático analizado, é rico em textos diversificados, com abordagem contextualizada, termos utilizados de fácil compreensão para o aluno, com foco nas estruturas verbais e gramaticais. È importante salientar que o livro didático ora analizado, contém textos diversificados , como poesia, romance, prosa, descrição de diálogos o que favorece ao aluno a criatividade na escrita, leitura, interpretação e recriação de textos. Ao final da apresentação, o grupo concluiu que o livro é muito bom, adequado ao aluno de 5º série, mas nossos alunos ainda não estão adequadamente preparados para a leitura /compreensão deste nível de livro. Não porque são cognitivamente inferiores a outro alunos, mas porque precisamos investir mais no potencial de nossos alunos desde os primeiros anos de escolarização. Todos os grupos tiveram a oportunidade de apresentar a análise crítica de cada um, com posicionamentos positivos e negativos sobre o livro didático, desde o BIA até o ensino médio:

Após o intervalo, os tutores fizeram um breve resumo sobre o livro didático:

  • O livro didático leva o aluno a refletir sobre a importância do uso da língua falada ou escrita;
  • Sistematizar a gramática para que não fique muito solta;
  • Pré-requisito: Oferece ao aluno suporte necessário para que o aluno avance.
  • Levar anexos, sugestão de literaturas diversificadas, como literaturas,
  • Valorizar o livro didático: Faça propaganda positiva do livro didático.

Resumo dos tópicos discutidos sobre Texto, Linguagem e Interação.

  1. O olhar do pesquisador;
  2. Um primeiro olhar
  3. Um segundo olhar
  4. Um terceiro olhar

Reflexão sobre textualidade:

COMUNICAÇÃO e INTERAÇÃO

Conceitos:

Coesão - Palavras, orações e elementos linguísticos ligados na superfície do texto, ligados articuladamente.

Coerência: É a ligação em conjunto dos elementos formativos do texto. Fatores cognitivos, situacionais, interacionais e socioculturais.

Ex:. de fatores situacionais. (relação).

" ANA quer saber qual sua relação com o Velho Chico."

ANA = Agência Nacional de Água.

Velho Chico = O Rio São Francisco

O texto é uma unidade priorizada e significativa com coesão e coerência.

Texto Linguagem e Interação

O início deste encontro foi marcado por músicas nostálgicas de Elvis Presley e apresentação da resenha eletrônica com socialização do encontro anterior.

Logo em seguida o Tutor Maurício, compartilhor com os cursistas, um poema de Tiago Melo. " Não tenho um caminho novo. O que eu tenho é um novo jeito de caminhar . O que faz a estrada? Ela permanece viva. E o sonho? Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva."

A tutora Lenita, realizou a leitura compartilhada do livro de Ana Maria Machado. Abrindo Caminhos, com ilustrações sugestivas e repletas de significados. Houve ainda uma discussão sobre a leitura, onde conclui-se que o texto só terá significado para alguém, se houver um conhecimento prévio.

No segundo momento, foi realizada a dinâmica dos marcos, com o objetivo de que todos os cursistas compartilhassem três fatos importantes na trajetória profissonal de cada um e suas experiências.

Marcos importantes em minha vida profissional:


  1. Convocada para assumir o cargo de Orientadora Educacional no ano de 2000, sem experiência na área, no Centro de Ensino Médio Nº10 do Setor P sul, na Ceilândia, em um momento em que eu estava exercendo a fuñção de Pedagoga na Secretaria de Serviço Social, no SOS Criança, Atendendo famílias carentes , Meninos e Meninas em Situação de risco. Apesar ter uma formação na área de Educação, passei 21 (vinte e um) anos de minha vida, trabalhando no comércio, por isso, aquele seria um dos maiores desafios da minha vida profissional.

  2. Com dois de Secretaria de Educação, fui indicada pelo grupo de professores da escola, para assumir o cargo de direção. O corpo docente do Cem 10, sempre foi composto por profissionais críticos e muito atuantes na política de governo e na época, havia uma grande rivalidade entre o PT de Cristóvão Buarque e Joaquim Roriz. Foi um período de muito difícil, mas também de muito aprendizado.

  3. Pedi à diretora regional a minha exoneração do cargo de diretora, para adquirir novas experiências na Equipe de Atendimento/Apoio à Aprendizagem de Ceilândia, pois estava sentino falta do meu trabalho direto com alunos e as famílias. Em cada criança/adolescente que eu atendo, aprendo mais do que ensino, pois o ser humano é repleto de conhcimento, basta uma correta mediação e o respeito às peculiaridades individuais, para que se inicie a aprendizagem.

Conforme acordado no primeiro encontro, houve o intrevalo de 10 minutos, momento de descontração e bate papo, além do olhar "indiscreto " da máquina digital do tutor Maurício.


No retorno do intervalo foi entregue o roteiro para análise do livro didático, numa perspectiva discursiva e a divulgação de folhetos de autores brasilienses, comoCélia Madureira e Raquel gonçalves. ( Obras publicadas: Deu Rato na Biblioteca e O rato Adormecido).

O encerramento deste encontro aconteceu no horário pevisto, com avaliação sobre o que os cursistas gostaram e com o que podem contribuir, dixando um gostinho de quero mais.


quarta-feira, 18 de junho de 2008

Conceitos básicos do Módulo 02 fascículo01. Interação e Linguagem

Segundo encontro, 10/04/08.

O início com a retrospectiva eletrônica do encontro anterior, de forma clara e estimuladora aos participantes. O tutor Maurício apresentou-se aos novos cursistas, com explanação sobre a importância e forma de desenvolvimento do curso, sempre retomando ao encontro anterior em forma de resenha. Ao final de cada resenha foi utilizado citações de Paulo Freire.
A tutora Lenita fêz a leitura compartilhda, utilizando como dinâmica, a música " Fico assim sem você", versão gravada por Adriana Calcanhoto. Após a participação de todos e comentários sobre o sentimento em ralação à dinâmica realizada, foi sugerido que os nossos alunos fossem estimulados à criatividade com a produção de textos, representação teatral, criação de Rap, etc.
Texto, Linguagem e Interação
Interação -(Interatividade, Diálogo,Escola, Vida socila) O início do módulo, traz uma reflexão sobre as interações sociais, jogos interativos, onde há a idéia de diálogo, ou seja, interlocutor e ouvinte. Como qualquer jogo interativo, a interação linguística necessita de regras para que esta promova o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Para a produção de textos há necessidade do uso das regras gramaticais.
Linguagem, razãocentral que nos identifica como humanos e o meio de se promover as interações e produções de textos.
Concepção de Língua: Conjunto de signos sistematicamente organizado que em funcionamento organizado que em funcionamento tem sua função social a interação.
Texto: Um todo significativo, ha internamente uma relação entre as estruturas linguísticas (coesão) e a correspondência dessas estruturas comalgo possívelchamado (coerência).
Coesão: É a forma como os elementos linguísticos se encontram interligados no texto formando sequências veiculadoras de sentidos. Sua função básica é organizar o texto. Diz respeito à maneira como as palavras , orações e os elementos linguísticos, em geral, estão ligados na superfície textual para ir compondo as idéias articuladamente.
Coerência: É o resultado de uma construção feita pelos interlocutores, numa situação de interação. Ha também outros fatores de natureza não linguísticos que também são responsáveis pela construção de significados.
Outros elementos podem ser de natureza social, cognitiva e cultural. São experiências que acumulamos no decorrer da vida e dependendo do grau de conhecimento de determinado texto, fará sentido ou não para o interlocutor.

Curso de alfabetização e Linguagem Mod. 03

Optei em participar desse curso, devido a necessidade em compreender melhor sobre os aspectos que envolvem o desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças que são encaminhadas ao atendimento psicopedagógico. Em sua maioria são crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, defasados idade/série. Além dos problemas emocionais, são estigamtizados como: "essa criança não aprende, ele não quer nada, ou ainda, que é de família," uma visão inatista sobre o desenvolvimento da aprendizagem.
Percebi também o quanto é importante o papel do professor alfabetizador. Apesar de ter uma formação generalista, Pedagoga, com habilitação em Orientação Educacional, senti a necessidade de compreender melhor, sobre a maneira de estimular a aprendizagem nessa criança, que praticamente fica esquecida na sala de aula, uma vez que se torna difícil para o professor prestar um atendimento diferenciado aos alunos, com uma turma de em média 35 ( trinta e cinco ) alunos.
No primeiro momento do encontro, os tutores, Lenita e Maurício,fizeram sua apresentação pessoal,em seguida o cronograma do curso, de forma dinâmica e criativa. Os tutores apresentaram um pequeno vídeo, ( o poder da visão), objetivando o estímulo dos cursistas. Após os comentários sobre o vídeo,os participantes passaram a expor suas expectativas em relação ao curso, bem como a contribuição de cada um ao grupo, uma vez que a turma é composta por professores com formação diferenciada. Foi esclarecido ainda que, o conhecimento será construído no decorrer do curso, por meio de troca de experiências, debates avaliações escritas como relatos diário dos encontros.
O presente curso tem como objetivo, levar os participantes a uma reflexão crítico-pedagógico-discursiva da prática pegagógica e o desenvolvimento de atitudes investigativas e alternativas de metodos e técnicas, com vista à reconstrução de concepções de alfabetização, fuandamentadas em conceitos linguísticos.
Diante da proposta de trabalho a ser desenvolvido duarante o curso e da forma dinâmica como os tutores apresentaram no primeiro encontro, acredito que encontrarei subsídios para o meu trabalho junto aos nossos alunos.