Optei em participar desse curso, devido a necessidade em compreender melhor sobre os aspectos que envolvem o desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças que são encaminhadas ao atendimento psicopedagógico. Em sua maioria são crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, defasados idade/série. Além dos problemas emocionais, são estigamtizados como: "essa criança não aprende, ele não quer nada, ou ainda, que é de família," uma visão inatista sobre o desenvolvimento da aprendizagem.
Percebi também o quanto é importante o papel do professor alfabetizador. Apesar de ter uma formação generalista, Pedagoga, com habilitação em Orientação Educacional, senti a necessidade de compreender melhor, sobre a maneira de estimular a aprendizagem nessa criança, que praticamente fica esquecida na sala de aula, uma vez que se torna difícil para o professor prestar um atendimento diferenciado aos alunos, com uma turma de em média 35 ( trinta e cinco ) alunos.
No primeiro momento do encontro, os tutores, Lenita e Maurício,fizeram sua apresentação pessoal,em seguida o cronograma do curso, de forma dinâmica e criativa. Os tutores apresentaram um pequeno vídeo, ( o poder da visão), objetivando o estímulo dos cursistas. Após os comentários sobre o vídeo,os participantes passaram a expor suas expectativas em relação ao curso, bem como a contribuição de cada um ao grupo, uma vez que a turma é composta por professores com formação diferenciada. Foi esclarecido ainda que, o conhecimento será construído no decorrer do curso, por meio de troca de experiências, debates avaliações escritas como relatos diário dos encontros.
O presente curso tem como objetivo, levar os participantes a uma reflexão crítico-pedagógico-discursiva da prática pegagógica e o desenvolvimento de atitudes investigativas e alternativas de metodos e técnicas, com vista à reconstrução de concepções de alfabetização, fuandamentadas em conceitos linguísticos.
Diante da proposta de trabalho a ser desenvolvido duarante o curso e da forma dinâmica como os tutores apresentaram no primeiro encontro, acredito que encontrarei subsídios para o meu trabalho junto aos nossos alunos.
Percebi também o quanto é importante o papel do professor alfabetizador. Apesar de ter uma formação generalista, Pedagoga, com habilitação em Orientação Educacional, senti a necessidade de compreender melhor, sobre a maneira de estimular a aprendizagem nessa criança, que praticamente fica esquecida na sala de aula, uma vez que se torna difícil para o professor prestar um atendimento diferenciado aos alunos, com uma turma de em média 35 ( trinta e cinco ) alunos.
No primeiro momento do encontro, os tutores, Lenita e Maurício,fizeram sua apresentação pessoal,em seguida o cronograma do curso, de forma dinâmica e criativa. Os tutores apresentaram um pequeno vídeo, ( o poder da visão), objetivando o estímulo dos cursistas. Após os comentários sobre o vídeo,os participantes passaram a expor suas expectativas em relação ao curso, bem como a contribuição de cada um ao grupo, uma vez que a turma é composta por professores com formação diferenciada. Foi esclarecido ainda que, o conhecimento será construído no decorrer do curso, por meio de troca de experiências, debates avaliações escritas como relatos diário dos encontros.
O presente curso tem como objetivo, levar os participantes a uma reflexão crítico-pedagógico-discursiva da prática pegagógica e o desenvolvimento de atitudes investigativas e alternativas de metodos e técnicas, com vista à reconstrução de concepções de alfabetização, fuandamentadas em conceitos linguísticos.
Diante da proposta de trabalho a ser desenvolvido duarante o curso e da forma dinâmica como os tutores apresentaram no primeiro encontro, acredito que encontrarei subsídios para o meu trabalho junto aos nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário