segunda-feira, 23 de junho de 2008

Interação e linguagem e Variação linguistica

O encontro de hoje, teve como objetivo a análise e o papel do livro didático na organização do trabalho pedagógico, bem como refletir sobre a contextualidade na prática pedagógica e desenvolver estudos sobre a complexa relação entre Linguagem e Sociedade, a partir do conceito de Variação Linguística.
Frase do dia: " Ao aprendiz com sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prática docente." Telma Weisz.
Neste encontro, foi apresentado um vídeo de Carlos Drumond de Andrade ,( Conselhos de um velho apaixonado.) Para estimular o envolvimento e talento dos participantes, a tutora Lenita, desenvolveu a dinâmica, "Poemas Enlatados", onde cada um teve oportunidade de refletir sobre a poesia, a comparação entre o amor e a paixão. Qual será o papel do texto lírico no contexto de sala de aula?
A dinâmica realizada inicialmente, nos remete a refletir sobre a nossa prática enquanto educadores, que muitas vezes nos restringimos ao livro didático, quando poderemos utilizar literaturas diversas, como a poesia, estimulando nossos alunos à produção escrita.
Os tutores orientaram o grupo de professores quanto a análise do livro didático, com base no facículo 1, pag. 9, sobre a relevância que se dá aos exercícios gramaticais à produção e interpretação de textos.
Os cursistas trouxesseram um livro didático indicado em sua escola, solicitado no encontro anterior para análise. A turma foi dividida em grupos para análise dos livros e apresentação aos demais, o que oportunizou o conhecimento das diversas realidades.
O meu grupo analizou o livro didático , Projeto Araribá Português para a 5º Série.
Conforme análise do grupo , o livro didático analizado, é rico em textos diversificados, com abordagem contextualizada, termos utilizados de fácil compreensão para o aluno, com foco nas estruturas verbais e gramaticais. È importante salientar que o livro didático ora analizado, contém textos diversificados , como poesia, romance, prosa, descrição de diálogos o que favorece ao aluno a criatividade na escrita, leitura, interpretação e recriação de textos. Ao final da apresentação, o grupo concluiu que o livro é muito bom, adequado ao aluno de 5º série, mas nossos alunos ainda não estão adequadamente preparados para a leitura /compreensão deste nível de livro. Não porque são cognitivamente inferiores a outro alunos, mas porque precisamos investir mais no potencial de nossos alunos desde os primeiros anos de escolarização. Todos os grupos tiveram a oportunidade de apresentar a análise crítica de cada um, com posicionamentos positivos e negativos sobre o livro didático, desde o BIA até o ensino médio:

Após o intervalo, os tutores fizeram um breve resumo sobre o livro didático:

  • O livro didático leva o aluno a refletir sobre a importância do uso da língua falada ou escrita;
  • Sistematizar a gramática para que não fique muito solta;
  • Pré-requisito: Oferece ao aluno suporte necessário para que o aluno avance.
  • Levar anexos, sugestão de literaturas diversificadas, como literaturas,
  • Valorizar o livro didático: Faça propaganda positiva do livro didático.

Resumo dos tópicos discutidos sobre Texto, Linguagem e Interação.

  1. O olhar do pesquisador;
  2. Um primeiro olhar
  3. Um segundo olhar
  4. Um terceiro olhar

Reflexão sobre textualidade:

COMUNICAÇÃO e INTERAÇÃO

Conceitos:

Coesão - Palavras, orações e elementos linguísticos ligados na superfície do texto, ligados articuladamente.

Coerência: É a ligação em conjunto dos elementos formativos do texto. Fatores cognitivos, situacionais, interacionais e socioculturais.

Ex:. de fatores situacionais. (relação).

" ANA quer saber qual sua relação com o Velho Chico."

ANA = Agência Nacional de Água.

Velho Chico = O Rio São Francisco

O texto é uma unidade priorizada e significativa com coesão e coerência.

Nenhum comentário: