Segundo encontro, 10/04/08.
O início com a retrospectiva eletrônica do encontro anterior, de forma clara e estimuladora aos participantes. O tutor Maurício apresentou-se aos novos cursistas, com explanação sobre a importância e forma de desenvolvimento do curso, sempre retomando ao encontro anterior em forma de resenha. Ao final de cada resenha foi utilizado citações de Paulo Freire.
A tutora Lenita fêz a leitura compartilhda, utilizando como dinâmica, a música " Fico assim sem você", versão gravada por Adriana Calcanhoto. Após a participação de todos e comentários sobre o sentimento em ralação à dinâmica realizada, foi sugerido que os nossos alunos fossem estimulados à criatividade com a produção de textos, representação teatral, criação de Rap, etc.
Texto, Linguagem e Interação
Interação -(Interatividade, Diálogo,Escola, Vida socila) O início do módulo, traz uma reflexão sobre as interações sociais, jogos interativos, onde há a idéia de diálogo, ou seja, interlocutor e ouvinte. Como qualquer jogo interativo, a interação linguística necessita de regras para que esta promova o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Para a produção de textos há necessidade do uso das regras gramaticais.
Linguagem, razãocentral que nos identifica como humanos e o meio de se promover as interações e produções de textos.
Concepção de Língua: Conjunto de signos sistematicamente organizado que em funcionamento organizado que em funcionamento tem sua função social a interação.
Texto: Um todo significativo, ha internamente uma relação entre as estruturas linguísticas (coesão) e a correspondência dessas estruturas comalgo possívelchamado (coerência).
Coesão: É a forma como os elementos linguísticos se encontram interligados no texto formando sequências veiculadoras de sentidos. Sua função básica é organizar o texto. Diz respeito à maneira como as palavras , orações e os elementos linguísticos, em geral, estão ligados na superfície textual para ir compondo as idéias articuladamente.
Coerência: É o resultado de uma construção feita pelos interlocutores, numa situação de interação. Ha também outros fatores de natureza não linguísticos que também são responsáveis pela construção de significados.
Outros elementos podem ser de natureza social, cognitiva e cultural. São experiências que acumulamos no decorrer da vida e dependendo do grau de conhecimento de determinado texto, fará sentido ou não para o interlocutor.
O início com a retrospectiva eletrônica do encontro anterior, de forma clara e estimuladora aos participantes. O tutor Maurício apresentou-se aos novos cursistas, com explanação sobre a importância e forma de desenvolvimento do curso, sempre retomando ao encontro anterior em forma de resenha. Ao final de cada resenha foi utilizado citações de Paulo Freire.
A tutora Lenita fêz a leitura compartilhda, utilizando como dinâmica, a música " Fico assim sem você", versão gravada por Adriana Calcanhoto. Após a participação de todos e comentários sobre o sentimento em ralação à dinâmica realizada, foi sugerido que os nossos alunos fossem estimulados à criatividade com a produção de textos, representação teatral, criação de Rap, etc.
Texto, Linguagem e Interação
Interação -(Interatividade, Diálogo,Escola, Vida socila) O início do módulo, traz uma reflexão sobre as interações sociais, jogos interativos, onde há a idéia de diálogo, ou seja, interlocutor e ouvinte. Como qualquer jogo interativo, a interação linguística necessita de regras para que esta promova o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Para a produção de textos há necessidade do uso das regras gramaticais.
Linguagem, razãocentral que nos identifica como humanos e o meio de se promover as interações e produções de textos.
Concepção de Língua: Conjunto de signos sistematicamente organizado que em funcionamento organizado que em funcionamento tem sua função social a interação.
Texto: Um todo significativo, ha internamente uma relação entre as estruturas linguísticas (coesão) e a correspondência dessas estruturas comalgo possívelchamado (coerência).
Coesão: É a forma como os elementos linguísticos se encontram interligados no texto formando sequências veiculadoras de sentidos. Sua função básica é organizar o texto. Diz respeito à maneira como as palavras , orações e os elementos linguísticos, em geral, estão ligados na superfície textual para ir compondo as idéias articuladamente.
Coerência: É o resultado de uma construção feita pelos interlocutores, numa situação de interação. Ha também outros fatores de natureza não linguísticos que também são responsáveis pela construção de significados.
Outros elementos podem ser de natureza social, cognitiva e cultural. São experiências que acumulamos no decorrer da vida e dependendo do grau de conhecimento de determinado texto, fará sentido ou não para o interlocutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário