segunda-feira, 23 de junho de 2008

Texto Linguagem e Interação

O início deste encontro foi marcado por músicas nostálgicas de Elvis Presley e apresentação da resenha eletrônica com socialização do encontro anterior.

Logo em seguida o Tutor Maurício, compartilhor com os cursistas, um poema de Tiago Melo. " Não tenho um caminho novo. O que eu tenho é um novo jeito de caminhar . O que faz a estrada? Ela permanece viva. E o sonho? Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva."

A tutora Lenita, realizou a leitura compartilhada do livro de Ana Maria Machado. Abrindo Caminhos, com ilustrações sugestivas e repletas de significados. Houve ainda uma discussão sobre a leitura, onde conclui-se que o texto só terá significado para alguém, se houver um conhecimento prévio.

No segundo momento, foi realizada a dinâmica dos marcos, com o objetivo de que todos os cursistas compartilhassem três fatos importantes na trajetória profissonal de cada um e suas experiências.

Marcos importantes em minha vida profissional:


  1. Convocada para assumir o cargo de Orientadora Educacional no ano de 2000, sem experiência na área, no Centro de Ensino Médio Nº10 do Setor P sul, na Ceilândia, em um momento em que eu estava exercendo a fuñção de Pedagoga na Secretaria de Serviço Social, no SOS Criança, Atendendo famílias carentes , Meninos e Meninas em Situação de risco. Apesar ter uma formação na área de Educação, passei 21 (vinte e um) anos de minha vida, trabalhando no comércio, por isso, aquele seria um dos maiores desafios da minha vida profissional.

  2. Com dois de Secretaria de Educação, fui indicada pelo grupo de professores da escola, para assumir o cargo de direção. O corpo docente do Cem 10, sempre foi composto por profissionais críticos e muito atuantes na política de governo e na época, havia uma grande rivalidade entre o PT de Cristóvão Buarque e Joaquim Roriz. Foi um período de muito difícil, mas também de muito aprendizado.

  3. Pedi à diretora regional a minha exoneração do cargo de diretora, para adquirir novas experiências na Equipe de Atendimento/Apoio à Aprendizagem de Ceilândia, pois estava sentino falta do meu trabalho direto com alunos e as famílias. Em cada criança/adolescente que eu atendo, aprendo mais do que ensino, pois o ser humano é repleto de conhcimento, basta uma correta mediação e o respeito às peculiaridades individuais, para que se inicie a aprendizagem.

Conforme acordado no primeiro encontro, houve o intrevalo de 10 minutos, momento de descontração e bate papo, além do olhar "indiscreto " da máquina digital do tutor Maurício.


No retorno do intervalo foi entregue o roteiro para análise do livro didático, numa perspectiva discursiva e a divulgação de folhetos de autores brasilienses, comoCélia Madureira e Raquel gonçalves. ( Obras publicadas: Deu Rato na Biblioteca e O rato Adormecido).

O encerramento deste encontro aconteceu no horário pevisto, com avaliação sobre o que os cursistas gostaram e com o que podem contribuir, dixando um gostinho de quero mais.


Nenhum comentário: