O encontro de hoje teve como objetivo discutir sobre as concepções da valiação e evidenciar o que caracteriza uma avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, bem como conhecer a fundamentação da avaliação realizada com a utilização do prtfólio e suas implicações na organização do trabalho pedagógico. Houve ainda a leitura compartilhada do pensamento de autoria de João do Norte:
" Escrever é o jorrar de uma energia que não pode ser contida. Quem escreve vira-se do avesso, exterioriza o que lhe vai na alma, na memória, nos sentidos. Coloca na escrita, ainda que não pareça nem ele tenha disso consciência, pedaços de si próprio partículas do seu eu que, ao longo da vida, foi construindo."
Neste encontro foi apresentado o diário de bordo da tutora Lenita, bem como reflexões sobre o processo de avaliação. " O que é avaliação?", Para que serve a avaliação?", "De qual avaliação precisamos?" A tutora Lenita, apresentou ainda seu portfólio eletrônico, como forma de estimular os cursistas à utilização desta forma de apresentação do registro dos encontros.
Segundo texto da professora Benigna Maria de Freitas Villas Boas _ UNB (maio/2001), a utilização do portfílio como forma de avaliação, apresenta a possibilidade do próprio aluno construir o seu processo de aprendizagem, além de se auto-avaliar. É uma coletânea de suas produções, possibilitando que ele e o professor possam acompanhar o seu progresso.
Como trabalho pessoal, foi sugerido o estudo do fascículo 02, onde trata sobre gêneros e tipos textuais. Define os gêneros textuais, como realizações linguísticas concretas, definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado. Os tipos textuais são definidos como a maneira de organizar as sequências linguísticas no texto. A forma de combinar as palavras, também são relevantes na produção de determinado gênero.
Segundo texto da professora Benigna Maria de Freitas Villas Boas _ UNB (maio/2001), a utilização do portfílio como forma de avaliação, apresenta a possibilidade do próprio aluno construir o seu processo de aprendizagem, além de se auto-avaliar. É uma coletânea de suas produções, possibilitando que ele e o professor possam acompanhar o seu progresso.
Como trabalho pessoal, foi sugerido o estudo do fascículo 02, onde trata sobre gêneros e tipos textuais. Define os gêneros textuais, como realizações linguísticas concretas, definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado. Os tipos textuais são definidos como a maneira de organizar as sequências linguísticas no texto. A forma de combinar as palavras, também são relevantes na produção de determinado gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário