Encontro iniciado com apresentação da resenha eletrônica de encontros anteriores sempre de forma criativa e atrativa.
O tutor Maurício oportunizou aos participantes, o conhecimento de seu trabalho em Manaus, como professor substituto, onde ministrou o curso de Alfabetização e Linguagem durante três dias. Em seu relato, falou da dificuldade que o educador encontra naquela cidade, desde a estrutura física até a formação dos professores, contudo mostravam-se motivados.
O objetivo do estudo de hoje, é despertar para a necessidade do letramento digital dos professores, capacitando-os para as práticas sociais e os eventos de letramento no âmbito das novas tecnologias de comunicação.
Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma leitura reflexiva sobre o texto de Antônio Carlos dos Santos Xavier, (UFPE), intitulado de Letramento Digital e Ensino. Do texto foram retirados alguns pontos importantes, como: O avanço da tecnologia da informação, proporcionando economia de tempo e na eliminação do uso de papel. Ex:. Salas de bate papo (chat), conversas simultâneas, interações sociais, Fóruns eletrônicos: como oportunidades de discutir temas de interesse social. (eventos de letramento), Correio eletrônico: intercâmbio para troca de mensagens curtas e avisos pessoais ou profissionais. ( gêneros textuais).
Com o advento da Internet, vem contribuir para o surgimento de práticas sociais e eventos de letramento inéditos, bem como deixa vir à tona gêneros textuais, até então nunca vistos nem estudados. Possibilitam ainda a criação de formas sociais e comunicativas inovadoras, que surgem a partir do uso de novas tecnologias.
Após as reflexões sobre o texto, Letramento digital e Ensino, conclui-se que os profissionais de educação e sobretudo de linguagem, precisam desenvolver estratégias pedagógicas eficazes em seus mais variados espaços educacionais, ( laboratórios), para enfrentar os desafios que são colocados no dia a dia do profissional: Alfabetizar, letrar e letrar digitalmente o maior número de pessoas possíveis, preparando-os para atuar adequadamente no século do conhecimento.
O objetivo do estudo de hoje, é despertar para a necessidade do letramento digital dos professores, capacitando-os para as práticas sociais e os eventos de letramento no âmbito das novas tecnologias de comunicação.
Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma leitura reflexiva sobre o texto de Antônio Carlos dos Santos Xavier, (UFPE), intitulado de Letramento Digital e Ensino. Do texto foram retirados alguns pontos importantes, como: O avanço da tecnologia da informação, proporcionando economia de tempo e na eliminação do uso de papel. Ex:. Salas de bate papo (chat), conversas simultâneas, interações sociais, Fóruns eletrônicos: como oportunidades de discutir temas de interesse social. (eventos de letramento), Correio eletrônico: intercâmbio para troca de mensagens curtas e avisos pessoais ou profissionais. ( gêneros textuais).
Com o advento da Internet, vem contribuir para o surgimento de práticas sociais e eventos de letramento inéditos, bem como deixa vir à tona gêneros textuais, até então nunca vistos nem estudados. Possibilitam ainda a criação de formas sociais e comunicativas inovadoras, que surgem a partir do uso de novas tecnologias.
Após as reflexões sobre o texto, Letramento digital e Ensino, conclui-se que os profissionais de educação e sobretudo de linguagem, precisam desenvolver estratégias pedagógicas eficazes em seus mais variados espaços educacionais, ( laboratórios), para enfrentar os desafios que são colocados no dia a dia do profissional: Alfabetizar, letrar e letrar digitalmente o maior número de pessoas possíveis, preparando-os para atuar adequadamente no século do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário